Cinema

No campo do cinema, as missões do serviço audiovisual da Embaixada da França no Brasil/Institut Français do Brasil são as seguintes : ­

  • A difusão cultural do cinema francês, inclusive através do catálogo da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, com seus 800 parceiros brasileiros (cinematecas, cinemas institucionais, universidades…) e claro, com as salas numerizadas da rede (sala Le Corbusier dentro da Embaixada em Brasilia e Cinemaison no prédio do Consulado no Rio). 

  • O apoio à difusão comercial do cinema francês, com a parceria da Unifrance, inclusive no âmbito dos maiores eventos do setor do cinema brasileiro  (festivais, mostras…)

  • O incentivo aos intercâmbios culturais entre o cinema francês e o cinema brasileiro (coproduções, editais, encontros…).

 

Cinemateca

A Cinemateca da Embaixada da França no Brasil/ Instituto Francês do Brasil propõe seu catálogo de filmes legendados em português do Brasil, selecionados pelo Institut Français, a mais de 800 lugares e instituições parceiras (CCBB, Caixa Econômica, SESC, SESI, Instituto Moreira Salles, Universidades etc.) no pais inteiro. Com mais de 1000 filmes, este rico acervo sobre a variedade cinematográfica francesa e francófona de ontem e de hoje em dia é gratuito e está à disposição dos parceiros para organizar projeções públicas não comerciais.

 

Salas de cinema

Dois lugares de acolhimento permanente- As salas de cinema da rede no Brasil

A Embaixada da França em Brasilia dispõe de uma sala de cinema moderna e acolhedora, a sala Le Corbusier, equipada com o material DCP, que funciona gratuitamente, toda quarta às 19h. Todos os filmes projetados são em francês legendados em português.

 

 

O Consulado da França no Rio dispõe também, nos espaços da Avenida Presidente Antonio Carlos, de uma sala de 350 lugares equipada em DCP, o Cinémaison, funcionando gratuitamente, com cadastro, do mês de Fevereiro ao mês de Dezembro todas as segundas e terças-feiras (as outras noites são reservadas para uma programação de teatro). O Cinémaison recebe regularmente eventos especiais, com a presença de convidados.

 

Informar-se

Para receber a programação do Cinéma Le Corbusier de Brasilia, enviem o seu e-mail a este endereço: culturel@ambafrance-br.org

Para receber a programação do Cinémaison do Rio, acessem as instruções no link: www.cinefrance.com.br/cinemaison ou façam a inscrição a nossa pagina facebook: www.facebook.com/cinemaison

 

Eventos

O serviço audiovisual apoia também a apresentação da criação cinematográfica francesa no ambito dos maiores eventos brasileiros :

  • Festival Varilux do Cinema Francês em mais de 60 cidades do Brasil, durante duas semanas no mês de Junho,

  • CineBH no mês de Agosto e Festifrance no mês de Novembro em Belo Horizonte,

  • Festival do Rio no mês de Outubro,

  • Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Internacional de Brasilia e Festival Janela de Recife no mês de Novembro,

  • BIG (Brazil’s Independent Games Festival) e Animamundi no mês de Junho em São Paulo e Rio.