Eventos de Rio de Janeiro

Baroque in Rio

30/08/19

Compartilhe:

Entre 30 de agosto e 1 de setembro, o festival Baroque in Rio ocupa locais históricos do Rio de Janeiro com obras  de Bach, Marais e Rameau em espetáculos apresentados pelos melhores músicos franceses e brasileiros.

A música barroca era o “rock” do século 18, ouvida e dançada nos salões, animando as festas da nobreza. O estilo barroco encontrou solo fértil no Brasil e se traduziu no melhor de nossa arquitetura. O festival Baroque in Rio renova o intercâmbio entre o Brasil e a França no campo da música barroca e evidencia repertórios criados durante o período da Missão Artística Francesa.  O festival é uma iniciativa da embaixada francesa em parceria com o IFB Rio e a Sala Cecília Meireles.

Sob a direção artística dos cravistas Olivier Baumont (França) e Rosana Lanzelotte (Brasil), o festival conta  com a participação de Julien Chauvin (violino barroco e regência), Christine Plubeau (viola da gamba), Jeanne Zaepfell (soprano) e Cristiano Gaudio (cravo), ao lado dos brasileiros Marcelo Fagerlande (cravo), Felipe Prazeres (violino), Priscila Plata Ratto (violino), Quinteto Fantástico e Orquestra da UNIRIO.

 

Programação dos espetáculos:

30/08 às  20h na Sala Cecília Meireles: « 2 x 4 BACH » com os músicos Olivier Baumont, Rosana Lanzelotte, Marcelo Fagerlande, Cristiano GaudioFelipe Prazeres, Priscila Plata Ratto e Quinteto fantástico.

31/08 às 17h na Igreja do Outeiro da Glória: « Concert Français » com os músicos Julien Chauvin, Olivier Baumont, Christine Plubeau, Jeanne Zaepfell e Cristiano Gaudio.

1 de setembro às 11h no Theatro Municipal: « Música para o novo reino » com a Orquestra da Unirio e a regência de Julien Chauvin.

2 de setembro às 19h no Teatro Maison de France  projeção comentada do filme « Le Roi danse » com os músicos Olivier Baumont , Christine Plubeau, Jeanne Zaepfell e Cristiano Gaudio.

2 de setembro - Ateliê de música barroca - Olivier Baumont (cravo) - Professor titular de cravo no Conservatório de Música de Paris (CNSMD): 10h as 13h e Julien Chauvin (violino e música de câmara) - regente da Orquestra Le Concert de la Loge - 14h as 17h.

Inscrições: cultural@rioaliancafrancesa.com.br (vagas limitadas)

Mais informações: http://musicabrasilis.org.br/noticias/baroqueinrio