Eventos de Rio de Janeiro

[Bate-papo literário] Memória: anistia e amnésia

13/06/19

Compartilhe:

A Bibliomaison receberá no dia 13 de Junho a escritora Guiomar de Grammont e o filósofo Eduardo Jardim, para um bate-papo sobre a memória e a linha tênue que separa os conceitos de anistia e amnésia. A conversa será mediada por Suzana Vargas. 

Este encontro literário se dedicará a propor uma análise cruzada sobre o romance Palavras Cruzadas de Guiomar de Grammont, recentemente publicado em francês pela editora Métailié, e o ensaio  A memória, a história, o esquecimento do filósofo francês Paul Ricœur.

O romance de Grammont questiona a relação do Brasil com o seu passado e sua memória. Este texto comovente, imbuído de carga dramática, nos faz acompanhar a busca de Sofia por seu irmão, um revolucionário desaparecido nos anos 1970 na região do rio Araguaia, Norte do Brasil.

Palavras Cruzadas traz narrativas simultâneas: além da busca de Sofia, a descrição da imponente e inóspita floresta amazônica, e também da vida cotidiana nesta região da Amazônia escolhida por um grupo de estudantes sonhadores para planejar uma rebelião de lavradores. Eram por volta de sessenta rebeldes contra 10 000 soldados enviados para combatê-los. Houve poucos sobreviventes.

Um concerto de voz e violão, com María Lana e Pedro de Grammont abrirá a conversa.

--

Informações práticas:

Data: 13/06
Horário: 19h
Local: Bibliomaison
Entrada: Gratuito - Evento em português