Eventos de Rio de Janeiro

Conferência sobre recifes e comunidades coralíneas brasileiras

16/08/19

Compartilhe:

A obra atualizada Recifes Brasileiros: O legado de Laborel, sobre o trabalho do pesquisador francês Jacques Laborel, será lançada no Rio de Janeiro na Bibliomaison, no dia 16 de agosto de 2019.

Jacques Laborel trabalhou na descrição de recifes e comunidades coralíneas brasileiras na década de 1960. Ele chegou ao Brasil em 1961, a convite do também francês François Ottmann, para lecionar no Instituto Oceanográfico de Recife (atual Departamento de Oceanografia da UFPE). Permaneceu aqui até 1964, retornando esporadicamente até a defesa de sua tese de doutorado, em 1967.

Participam também desta iniciativa Françoise Laborel-Deguen, bióloga e viúva de Jacques, Flávia Nunes (Ifremer), Alberto Lindner (UFSC) e Débora Pires (Museu Nacional/UFRJ). O trabalho conta ainda com contribuições de mais de 20 pesquisadores, pertencentes a mais de 10 instituições de pesquisa. Françoise e Flávia estarão presentes no lançamento.

Este projeto Coral Vivo, com o patrocínio da Petrobras, é em parceira com o Museu Nacional, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Institut français pour la recherche pour l'exploitation de la Mer (IFREMER) et o Institut français do Brasil.

Data: 16/08/2019
Horário: 18h30 - 21h
Local: BiblioMaison
Entrada: Gratuita
Endereço: Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, 58 / 11° andar - Centro
Evento gratuito, sujeito à lotação, com tradução simultânea