Eventos de São Paulo

David Lapoujade

21/05/19

Compartilhe:

O Instituto Tomie Ohtake, por meio de seu núcleo de Cultura e Participação e em parceria com o filósofo, ensaísta e tradutor Peter Pál Pelbart convida um dos mais inspirados pensadores da atualidade, o filósofo francês e professor da Sorbonne (Paris I) David Lapoujade, para uma conferência aberta e um curso nos quais irá provocar reflexões acerca da potência da arte e de sua relação com nossas experiências, expectativas e percepções frente às questões do mundo contemporâneo. O que esperamos das obras de arte? Em quais mundos elas nos fazem entrar? E qual é a força destes mundos? De que maneira podem eles contestar as forças que regem o mundo atual?

David Lapoujade é filósofo e professor de Estética na Sorbonne (Paris I). Amigo pessoal e estudioso do legado de Gilles Deleuze, foi responsável pela edição de três coletâneas com seus textos e cartas. Escreveu sobre William James, Bergson, Souriau, entre outros. No Brasil tem os seguintes livros publicados, todos pela n-1 edições: Potências do tempo; Deleuze, os movimentos aberrantes; A construção da experiência e As existências mínimas. No prelo Ficções do pragmatismo, sobre os irmãos James - o filósofo e o romancista.

Ambas as atividades contarão com tradução. A tradução consecutiva do curso será realizada pelo filósofo Peter Pál Pelbart, coeditor da n-1 edições que publica livros de David Lapoujade no Brasil.


--

Informações práticas

Data:21 de maio de 2019
Horário: das 18h às 20h
Local: Hall do Instituto Tomie Ohtake

Gratuito