Eventos de Recife

RECIFE | 2° Café científico «O que eu tenho a ver com a megafauna marinha? »

16/05/19

Compartilhe:

A equipe do laboratório misto internacional TAPIOCA, o Instituto Francês do Brasil / Consulado geral da França para o Nordeste e a Aliança Francesa de Recife convida a todos para a próxima edição dos Cafés Científicos.

Beatrice Padovani Ferreira, professora de ecologia marinha na UFPE, e Sophie Bertrand, diretora de pesquisa em ecologia marinha no IRD, professora visitante da UFRPE-UFPE"  convidam a todos para bater um papo acompanhados de uma xícara de café ou outra bebida, sobre  a importância e os desafios da megafauna marinha.  

Esse café científico irá apresentar como a tecnologia pode agora ser utilizada para monitorizar os movimentos e comportamentos dos grandes organismos marinhos (incluindo as aves marinhas e os pescadores), mapear áreas de importância, e informar as políticas públicas para gerir a utilização dos espaços marinhos. Irá abrir o debate sobre o futuro que queremos para os nossos oceanos: será o mar apenas um novo espaço de crescimento azul? Ou será possível repensar os nossos projetos com base na noção de solidariedade ecológica?

Quando: dia 16 de maio de 2019 às 19h

Onde: na Aliança Francesa de Recife, Rua Amaro Bezerra, 466, Derby

Entrada livre e gratuita

Para mais informações: recepcaoderby@af.rec.br

 

Os Cafés Científicos promovem as iniciativas em favor do desenvolvimento sustentável e da luta contra a poluição por plásticos, então, traga seu canudo ecológico, seu copo e sua caneca J

O conceito de cafés científicos. Uma troca com especialistas que tratam de assuntos específicos ou de interesse geral da sociedade, trazem sua expertise, debatendo com todas e todos, e propõe colocar a teoria a serviço de projetos práticos, tudo isso em um ambiente descontraído.

O LMI TAPIOCA. Primeiro laboratório de excelência sobre as ciências marítimas criado no Brasil, o laboratório misto internacional Tropical Atlantic Interdisciplinary laboratory on physical, biogeochemical, ecological and human dynamics (LMI Tapioca) permite unir forças do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD, França), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Esse centro reúne aproximadamente 90 cientistas e estudantes envolvidos nos projetos de pesquisa tais quais os projetos “Pirata”, “Abraços”, “Mafalda”.

O laboratório foca nas áreas de pesquisa ligadas às mudanças climáticas e a planificação espacial marinha.

Descubra o projeto  TAPIOCA