Eventos de Rio de Janeiro

Residência itinerante do artista Carlos Vergara no sul de França

19/05/19

Compartilhe:

Carlos Vergara é um artista, gravurista, fotógrafo e pintor brasileiro, conhecido como um dos principais representantes do movimento artístico da Nova Figuração no Brasil. Este movimento surge nos anos 1960 e é mais conhecido como Pop Art brasileiro. Os artistas brasileiros deste movimento se inspiraram nas experiências e influências do Pop Art nos Estados Unidos para explorar sua própria expressão de identidade nacional.

Desde os anos 70, Carlos Vergara baseia a realização de suas monotipias na exploração de locais históricos e sagrados: suas investigações o levaram à Pompeia (Itália), Capadócia (Turquia), ao Caminho de Santiago de Compostela e ao Cazaquistão.

Em maio de 2019, uma nova residência itinerante irá conduzi-lo aos passos da peregrinação de Maria-Madalena na França, organizada por Marc Pottier, curador de arte francês. Este trabalho de investigação dará origem a uma exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, prevista para o segundo semestre de 2019.

Este projeto faz parte do programa de Residências Artísticas Cruzadas, iniciado pelo Instituto Francês do Brasil no Rio em 2018, no qual Carlos Vergara acolheu o artista francês David Ancelin no seu ateliê. Enriquecida com a participação de 6 artistas brasileiros e internacionais, essa residência resultou em uma  exposição coletiva bem sucedida no estúdio OM.art, de Oskar Metsavaht, no Rio de Janeiro, de dezembro de 2018 a janeiro de 2019.