Eventos de Belo Horizonte

Seminário e exposição: "Minas Gerais e Orléans, olhares cruzados sobre Auguste de Saint-Hilaire"

02/05/19

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, dia 2 de maio de 2019, acontece no Teatro Santa Izabel, em Diamantina (MG), o seminário "Minas Gerais e Orléans, olhares cruzados sobre Auguste de Saint-Hilaire", idealizado em comemoração aos 240 anos do nascimento do botânico e naturalista francês e aos 20 anos do Título Diamantina, Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

O seminário é uma realização da Prefeitura de Diamantina e do Sebrae, com o apoio do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Belo Horizonte (SCAC-BH) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Após a cerimônia de abertura, o público poderá assistir à palestra magna "Olhares sobre Auguste de Saint-Hilaire", ministrada pelo Professor Emérito da Université d'Orléans, Sr. Jean Pierre Vittu.

Em seguida, será lançado o projeto Caminho Saint Hilaire. Desenvolvido a partir dos registros históricos e científicos feitos por Saint-Hilaire, o projeto tem como objetivo desenvolver um produto turístico intermunicipal: uma trilha de longo curso e um corredor cultural, histórico, gastronômico, ambiental e medicial - o Caminho de Saint-Hilaire - interligando as cidades de Diamantina, Serro e Conceição do Mato dentro, que integram a região da Serra do Espinhaço.

Para isso, propõe-se a criação de um Instituto Auguste de Saint-Hilaire e do Parque Arqueológico e Natural Auguste de Saint-Hilaire numa área onde se enconra o sítio arqueológico do "Borba". Também integra o projeto a implantação de um projeto de lei para a irmanação entre as 3 cidades e Orléans, na França, onde nasceu Saint-Hilaire.

Na parte da tarde, haverá um debate com professores da UFVJM sobre as relações de Saint-Hilaire com a botânica, a paisagem e a gastronomia, mediada pelo Adido do SCAC-BH, Sr. Philippe Makany.

Em paralelo, o público também poderá visitar a exposição "Chica da Silva recebe Joanna D'Arc: mémorias que se cruzam no Caminho de Saint-Hilaire", com curadoria da professora Flávia Amaral, na Casa Chica da Silva, em Diamantina (MG).

Saiba mais aqui