Événements de Recife

[Recife] SEANCES #StandUp4HumanRights du Mobile film festival

09/11/18

Compartilhe:

9 et 10/11 de 18h à 22h (en boucle)

Scène principale du festival Rec N Play

50 films, 1 minute, 1 portable!
50 films de la sélection officielle #StandUp4HumanRights de la 14e édition du Mobile Film Festival, seront projetés au Festival Rec N’Play à Recife. L’appel à films a été fait dans le cadre de la célébration du 70e anniversaire de la Déclaration Universelle des Droits de l’Homme, en partenariat avec Youtube Creators for Change, le Bureau de la Haute Commission des Nations Unies pour les Droits de l’Homme et l’Union Européenne.

Le Rec N Play est un festival d’expériences numériques et d’économie créative à Recife, produit par le Porto Digital, l’un des principaux parcs technologiques brésiliens. La programmation “Novembre Numérique” de l’Institut français du Brésil s’intègre au festival, promouvant de riches échanges avec les professionnels mobilisés par le festival. Pour cette édition brésilienne, le thème choisi donne la possibilité de réfléchir aux interactions entre numérique et démocratie.

Programme:

Annisa
Dirigido por: Barry Putra
País: Indonésia
Annisa, uma estudante mulçumana, está secretamente apaixonada por uma de suas colegas. Seus pais a descobrem e a obrigam a se casar com um homem, pois pensam que isso poderia torná-la "normal".

Mira
Dirigido por: Studio Argonaute
País: França
Em forma de rap, Miraculeux nos conta sua história de exílio e sua paixão pela música. A caminho da França, ele encontra um longo cabo e começa a puxá-lo.

263
Dirigido por: Vinamra Pancharia
País: Índia
Milhões de crianças não têm acesso à educação. Esse filme é um encontro emocionante entre duas crianças que vêm de mundos diferentes.

Bon appétit (Bom Apetite)
Dirigido por: Saman Haghighivand
País: Irã
Em uma cozinha, uma refeição muito especial está sendo preparada.

La Belle Époque (A Belle Époque)
Dirigido por: Emilie Kadijevic
País: França
E se as ações julgadas como fúteis fossem mais significativas do que o que eles mostram? Três mulheres enfrentarão o assédio na rua e situações que vão humilhá-las, desrespeitar sua dignidade. "A Belle Époque" denuncia visualmente o que vivem essas mulheres interiormente. O filme é um apelo à solidariedade e a constatação de que o respeito da mulher e sua dignidade ainda são postos à prova no século XXI.

Tina
Dirigido por: Talo
País: Argentina
Tina é uma jovem mulher marcada pela vida e pelas agressões de seu companheiro. Enquanto se prepara para tomar um banho, ela escuta uma mensagem deixada por sua mãe em sua caixa postal e depois toma uma decisão radical.

??? (Silêncio)
Dirigido por: Hamidzak
País: Irã
Siri digita o número de emergência e explica a situação na qual se encontra sua proprietária. O agente pede para Siri ativar o microfone e a câmera do celular, para ver se ele pode intervir.

Je m’appelle Carla (Me chamo Carla)
Dirigido por: Siham Hinawi
País: Bélgica
No ano passado, Benjamin mudou de sexo. Hoje, só falta uma coisa para que ele se torne definitivamente Carla, a mulher que sempre foi.

Demain Peut-Être (Amanhã quem sabe)
Dirigido por: Nicolas Khamsopha
País: França
De manhã, uma jovem de 23 anos se arruma em seu quarto. Ela experimenta várias roupas e hesita, por medo de ser assediada ou agredida ao sair. Entre cada uma das roupas, ela imagina um possível cenário.

Bambù
Dirigido por: Costanza Fraia & Davide Germano
País: Itália
Niguém pode violar os direitos fundamentais dos imigrantes, que são, acima de tudo, homens e mulheres como você e eu; isto é apresentado através da bela metáfora do bambu. Um bambu centenário nos conta a história de sua vida e como a Natureza protegeu e garantiu sua liberdade.

AFSAR (Educação acima de tudo)
Dirigido por: Ravi Anand & Deepak Chaudhary
País: Índia
Uma jovem menina vai se casar à força, sendo que seu único desejo é ir à Universidade. Enquanto a família do noivo discute e apresenta suas questões, especialmente em termos de dote, a jovem decide assumir o controle da situação.

Plus Jamais (Nunca Mais)
Dirigido por: Michel Kharoubi
País: França
Esse filme simboliza o perigo da redução dos direitos humanos diante do obscurantismo e do ódio.

Pulpe Fiction (Polpa Ficção)
Dirigido por: Janek Tarkowksi
País: França
Qual candidata vai ter polpa para passar no casting?

À mi-chemin (Quase lá)
Dirigido por: Lucie Bourdeu
País: França
O dia de um jovem parisiense de cadeiras de rodas pelo 11º arrondissement de Paris.

Root (Raízes)
Dirigido por: M H M Mubassir
País: Bangladesh
Milhões de Rohingyas tiveram de fugir de Mianmar e se refugiar em Bangladesh. "Raízes" nos conta a história de uma jovem refugiada Rohingya que acaba de ser aceita em uma escola em Bangladesh.

Humane Treatment (Tratamento Humano)
Dirigido por: Nicolas Segovia
País: México
Um homem explica e um detento misterioso sobre sua situação legal.

How to clean a window with newspaper (Como limpar uma janela com um jornal)
Dirigido por: Kiarash Ardeshirpour & Amirhasan Nofely
País: Irã
Um homem tenta limpar os vidros de uma janela com papel de jornal, mas ela se mancha de sangue em vez de ficar limpa.

Breath (Fôlego)
Dirigido por: Mehmet Can Micik
País: Turquia
Segundo o artigo 23.1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, "todo homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego". Segundo o artigo 6, "todo homem tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei". Na rua, um homem está prestes a engasgar enquanto come. Um refugiado, médico em seu país de origem e agora sem domicílio fixo, salva sua vida.

Derrière une porte (Atrás de uma porta)
Dirigido por: Merryl Roche
País: França
Voltando para casa, uma jovem mulher escuta um casal de vizinhos brigar violentamente atrás de uma porta.

Un enfant seul (Um garoto só)
Dirigido por: Philofatma
País: Guiné
Karim é um menino órfão de 9 anos que não é escolarizado. Seu cotidiano se resume à venda de metais que ele cata à beira da estrada. Quando as outras crianças dormem, Karim passa suas noites sozinho no vazio de uma gruta à beira do bar.

INNOCENT WORDS (Palavras Inocentes)
Dirigido por: Maxime Touroute
País: França
Palavras que parecem inocentes, e no entanto... Lutemos contra a precariedade.

Aucune valeur juridique (Nenhum valor jurídico)
Dirigido por: Alexiane Torres & Mickael Moustache
País: França
Abdoulaye, jovem imigrante requerente de asilo, se prepara para ser ouvido pelos juízes. Ele poderá ficar na França, viver com segurança e construir uma família? Junto com sua advogada, é hora da eficiência. Quem será o mais inteligente e inventivo, Abdoulaye ou a justiça?

Secured by Design
Dirigido por: Mike Faulkner & Matthias Kispert
País: Reino Unido
Londres é uma das cidades mais monitoradas do mundo. Equipada com uma rede de monitoramento de câmeras (cctv) muito importante, as câmeras se tornaram parte integrante da paisagem londrina. Assim, um londrino é filmado em torno de 300 vezes por dia pelas câmeras de monitoramento, segundo a ONG Big Brother Watch, colocando a questão sobre as liberdades individuais.

Be a queen (Seja uma rainha)
Dirigido por: Tommaso Acquarone
País: Itália
Ines, 16 anos, não pode jogar futebol porque os meninos do seu bairro pensam que uma menina não tem nível suficiente para isso. Com a ajuda de seu irmão, ela vai provar o contrário.

Amado Inimigo
Dirigido por: Augusto Zirbes Stauder
País: Brasil
No início, o abuso era verbal: gritos, berros. Ela inventava desculpas para ele, pensando que seus ataques de ciúmes eram um sinal de sua paixão e seu amor incontroláveis. Ele ameaçou matá-la caso ela tentasse fugir. Sua mente se transformou em um turbilhão de emoções conflitantes. Ela tentou ser perfeita para ele. Ela o amava. Mas o abuso continuou. Assim, ela decidiu que não seria mais uma vítima de seu machismo. Então, fugiu.
Esse filme descreve a realidade de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica. Na maioria do caso, elas se tornam reféns de uma relação abusiva e, muitas vezes, não conseguem escapar, pelas mais diversas razões: ameaças, vergonhas ou mesmo amor. Apesar da Lei Maria da Penha, que garante uma proteção às vítimas de violência doméstica, os últimos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, no Brasil, uma mulher é assassinada a cada duas horas.

My story: Paul (Minha história: Paul)
Dirigido por: Jamillah Van Der Hulst
País: Holanda
Paul, jovem de 17 anos, mora no bairro de Dunoon na Cidade do Cabo, África do Sul. Todos os dias, ele faz 1h30 de trajeto para ir à faculdade e mais 1h30 para voltar para casa. Isso não o incomoda, pois ele se julga sortudo: muitos de seus amigos não podem estudar.

Trash
Dirigido por: Matteo Tibiletti
País: Itália
"Trash" denuncia com cinismo a atitude das instâncias públicas e políticas em torno da questão dos fluxos migratórios e especialmente o acolhimento destinado aos imigrantes e refugiados políticos.

I just need love (Eu só preciso de amor)
Dirigido por: Jake J Meniani
País: Reino Unido
Uma jovem travesti solitária tenta ser aceita como ela é. Mas, rejeitada por sua família e diante da violência da socidade, o suicídio lhe parece a única solução.

Permis (Licenças)
Dirigido por: Mathieu Rennesson
País: França
Se você não está em dia com a legislação, vá rapidamente ao Escritório de Licenciamento: recebemos os cidadãos para renovar sua autorização para existir. Atenção! A espera pode ser longa.

Acá no pasan esas cosas. (Aqui não acontecem essas coisas)
Dirigido por: Dante Alsemo
País: Argentina
O tráfico de pessoas e a escravidão infantil ainda são uma realidade. Muitas crianças sofrem de exploração sexual e trabalho forçado. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, independentemente do lugar. Tenhamos consciência. Defendamos os Direitos Humanos.

KA?IK (Colher)
Dirigido por: Aydogan Rayman
País: Turquia
Uma mulher é maltratada psicologicamente e fisicamente pelo seu marido. A violência aumenta a cada dia mais, mas as vizinhas não estão muito longe.

Article 1 (Artigo 1)
Dirigido por: Pascal Jousse
País: Marrocos
As meninas da sala protestam contra os Direitos "dos Homens".

Art. 19
Dirigido por: Xochitl ENRIQUEZ MENDOZA
País: México
Tarde da noite, Marie, jornalista, envia uma série de fotos que colocam sua vida e sua liberdade de expressão em perigo. Espionada, tem sua casa invadida por um homem cuja intenção é matá-la.

Ink (Tinta)
Dirigido por: Sourav Neogi
País: Índia
A educação das crianças é um direito fundamental e é isso que este pai descobrirá às suas custas.

Pot de départ (Despedida)
Dirigido por: Guillaume Huynh Quan Sur
País: França
Uma mulher reúne sua famíília e seus amigos para sua festa de despedida.

FLU (Perdido)
Dirigido por: Samad Oceni
País: Benin
Vítima da pobreza extrema e frustrado pela ausência de notícias de seu pai que foi à Líbia a trabalho, Robert sai de casa para uma aventura.

La tirade (O Monólogo)
Dirigido por: Florent Sabatier
País: França
Dessa vez, ele não vai deixar passar esse insulto rascista! Então, dá início a um grande discurso.

Me? (Eu?)
Dirigido por: Alessandro Sartori & Roberta Paolucci
País: Itália
Os partidos populistas e de direita ameaçam a cada dia mais os direitos humanos fundamentais na Europa. Nós não nos sentimos preocupados e nos tornamos indiferentes à perda de dignidade, do direto à educação e à marginalização das minorias.

Pourquoi pas moi (Por que não eu)
Dirigido por: Trevis Intamba
País: República Democrática do Congo
Um jovem engraxate percorre as ruas de Kinshasa em busca de clientes. Um dia, enquanto engraxa os sapatos de um professor em uma escola, ele escuta na sala de aula ao lado um outro professor fazer uma pergunta aos seus alunos. Curioso, ele se aproxima.

Love is love (Amor é amor)
Dirigido por: Alessia Pischedda
País: Itália
Numa tarde de outono, Viola, uma alegre menina de 6 anos está no parque com seu pai. Seus dentes de leite acabaram de cair, mas ela já tem sua visão de mundo; um mundo oposto àquele de seu pai, que encarna as contradições de uma sociedade que não para de justificar a violência e de endemonizar o amor homossexual.

Children of Moria (Crianças de Moria)
Dirigido por: Javad Mousavie
País: Grécia
Moria, campo de refugiados na Grécia, é um inferno! Um dia passado lá já é demais. Não há segurança no campo e, todos os dias, milhares de crianças enfrentam abusos sexuais, violência, perda de bem-estar social e falta de educação. Escolhi contar essa história através do ponto de vista de uma criança para mostrar o mundo no qual as crianças de Moria devem viver. Mesmo que pensem que estão em segurança, elas não estão. Ninguém, sobretudo uma criança, deveria viver assim.

DESSIN MOUILLÉ (Desenho Molhado)
Dirigido por: Achraf Maadadi
País: Marrocos
"Desenho Molhado" é a história de famílias candidatas ao exílio, que perderam tudo durante sua jornada suicida.

Bérl?k (Os Inquilinos)
Dirigido por: Ábel Reg?s
País: Hungria
Um jovem casal de imigrantes ciganos têm um encontro com um agente imobiliário para alugar um apartamento no bairro Sul de Budapeste. Eles estão dispostos a fazer qualquer coisa para consegui-lo.

Nos están matando (Estão nos matando)
Dirigido por: Carla Castellanos
País: México
A sina de seis mulheres assassinadas no México, todas vítimas de violências.

LE PRINCE CHARMANT (Príncipe Encantado)
Dirigido por: Maxime Chefdeville
País: França
O príncipe encantado é realmente um homem tão encantador?

JE N’AI PAS PEUR (Não tenho medo)
Dirigido por: Gohu & Merick
País: França
Uma criança conta sua jornada até o Mar Mediterrâneo, última etapa antes da liberdade.

A.O.C (Árabe de Origem Controlada)
Dirigido por: Benjamin Lapierre & Alexandre Gaudou
País: França
Em um futuro próximo, uma nova lei é aprovada na França: os nomes não devem mais ser um insulto no país.

CYCLE (Ciclo)
Dirigido por: Bálint Klopfstein-László
País: Hungria
A pobreza é um círculo vicioso no qual até uma meia perdida pode te tirar o que te resta de dignade.

Silence is deadly (O silêncio mata)
Dirigido por: Brice Veneziano
País: França
Quando lutar pode te custar a vida, somente o grito dos outros pode te salvar. Isso é o que um jovem homossexual vai aprender às suas custas.

J’avais 9 ans (Eu tinha 9 anos)
Dirigido por: Mattéo Dugast
País: França
Eu era a mais velha do grupo, me lembro como se fosse ontem: aos 9 anos, eu sofri a excisão.

(Mocinha)
Dirigido por: Fatemeh Saeedi & Saeed Aghakhani
País: Irã
Mocinha fala sobre o casamento infantil.