Mediateca

Descubra a Bibliomaison

Missão e história

A BiblioMaison faz parte de uma rede de mediatecas existente no interior dos estabelecimentos culturais franceses em 150 países. Todas elas compartilham algumas missões específicas, que estruturam seu desenvolvimento em torno de um projeto comum:

  • Disponibilizar ao público coleções multimídia especializadas sobre a França, dando conta da diversidade cultural e da riqueza de criação contemporânea francesa.

  • Promover uma imagem dinâmica da França atual, respondendo de maneira eficaz e profissional às demandas de pesquisas mais variadas sobre o país: vida social, econômica, cultural, turismo, culinária, etc.

  • Reforçar a política de intercâmbio cultural e de debate de ideias entre a França e o país em qual a biblioteca está localizada, sempre valorizando a produção editorial francesa.

A BiblioMaison é o resultado da fusão entre os acervos da Embaixada francesa no Brasil e da Aliança Francesa em 1961. De 1964 a 1985, durante o período da ditadura militar, a biblioteca, inicialmente chamada “Bibliothèque da Maison de France”, em referência ao prédio em qual se situa, foi um espaço de liberdade, trocas e acesso livre a diversas leituras consideradas “subversivas” no país, especialmente dos pensadores franceses de esquerda. Ao lado da então Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), surgia como um lugar preservado de censura e propício ao debate de ideias. Foi, portanto, durante os anos de chumbo que a biblioteca adquiriu seu perfil universitário e sua vocação como lugar de agitação cultural.

A partir dos anos 1990, ela se tornou uma mediateca, organizada segundo o modelo das instituições francesas e, em 2006, a direção da mediateca foi unificada com o Escritório do Livro, formando o Escritório do Livro e de Mediatecas da Embaixada da França no Brasil.

A biblioteca se beneficiou de duas grandes reformas: uma em 1991, tendo como objetivo a aquisição de equipamentos multimídias e a informatização dos acervos; e uma maior em 2015, que transformou a biblioteca em “terceiro lugar” (para além da casa e do trabalho), propondo uma revalorização dos acervos em um espaço moderno e aconchegante, novos serviços e uma programação cultural variada, incentivando o encontro entre a língua e a cultura francesa e a cultura brasileira.

 

Acervo e serviços

Você procura um livro, uma revista, um DVD, quer se iniciar ao digital, assistir um filme, precisa de um computador ou quer ler um livro tranquilamente sentado em um sofá confortável ? Tudo isso é possível e gratuito na BiblioMaison!

  • Cerca de 23 000 documentos (na maioria em francês) em livre acesso tais como livros (literatura, HQs, livros de artes, ciências sociais, filosofia, livros infanto-juvenis, etc.), a ”Bibliothèque de l’apprenant” para a aprendizagem do francês, revistas (cerca de 50 títulos), DVDs e CDs. Consultar o nosso catálogo online aqui.

  • Consulta dos documentos digitais da Culturethèque, a biblioteca digital do Instituto Francês

  • Wi-fi, computadores e tabletes à disposição

  • Monitores para assistir filmes do acervo de DVDs da biblioteca

  • Vários ambientes para ler, relaxar, uma mesa de trabalho e duas salas para estudar em silencio.

 

Programação cultural

A BiblioMaison oferece uma programação cultural variada composta de atividades regulares e eventos pontuais (conferências, seminários, lançamentos de livros, etc.). Para saber mais, confira nossa newsletter ou siga-nos na página facebook.

https://www.facebook.com/portal.bibliofranca/?ref=br_rs

 

As atividades regulares

Les Lundis Littéraires – Clubes de leitura em português e em francês

Duas reuniões mensais de clubes de leitura baseados na literatura contemporânea em língua francesa. As reuniões voltadas para o público falante do português acontecem na primeira segunda-feira de cada mês, e as voltadas para os falantes do francês, na terceira segunda-feira.

1ª e 3ª segunda-feira do mês, 17h30

 

Détours en France

A atividade "Détours en France" apresenta uma região da França através de um percurso turístico ou de uma temática. O objetivo é criar um espaço para a troca de ideias entre as pessoas que gostam ou gostariam de viajar para a França e precisam de informações, recomendações e dicas; e também entre as pessoas que já viajaram para lá e querem compartilhar as suas experiências.

2ª segunda-feira do mês, 17h30

 

A Hor@ Digital

A Hor@ Digital é um encontro consagrado ao digital. Durante uma hora e meia, venha descobrir as plataformas e os aplicativos franceses especializados em uma temática e conversar sobre a cultura digital.

Última segunda-feira do mês, 17h30

 

As Quintas da Maison

Toda quinta-feira, haverá um evento voltado para os assuntos da atualidade, gastronomia, fotografia, e música.

Toda quinta-feira, 19h

 

O Ciclo Bem Estar

1 vez por mês, a BiblioMaison organiza uma atividade ligada à temática do bem estar : meditação, yoga, aromaterapia, etc.

 

Les Bla-Bla du Vendredi

Venha praticar e aprimora seu francês em uma conversa informal em torno de uma temática.

2ª e 4ª Sexta-feira do mês, 17h30

 

Os Superconectados

A Equipe da BiblioMaison se coloca a disposição para quem precisar de apoio no uso de internet, computador, celular, tabletes etc.  

Toda sexta-feira, de 11h às 12h


 

Torne-se sócio

Tornando-se sócio da BiblioMaison, você receberá o BiblioPass, válido por um ano, que dá direito a:

  • Pegar emprestado até 18 documentos do acervo da BiblioMaison, por um prazo de 21 dias, no limite de :  6 livros, 3 materiais “Bibliothèque de l’apprenant”, 3 revistas, 3 DVDs, 3 CDs, 6 materiais “jeunesse”

  • Acessar, a partir de qualquer computador, a nossa biblioteca digital, Culturethèque, com livros digitais (ebooks), filmes, música, HQs e grandes títulos da imprensa francesa.

  • Beneficiar de 20% de desconto para a assinatura nos cursos regulares das Alianças Francesas do Estado do Rio de Janeiro.

 

Tarifa : R$ 90 por ano

50% de desconto para os estudantes, + de 60 anos, - de 12 anos, professores, usuários do Instituto Cervantes, Goethe, Instituto Italiano di Cultura, alunos e professores da Aliança Francesa no Estado do Rio de Janeiro; e durante o primeiro ano para os usuários da biblioteca, que têm uma inscrição válida na BiblioMaison, pelo menos, desde março de 2017.

Para se cadastrar, o usuário deverá apresentar diretamente no atendimento da biblioteca os documentos seguintes:

  • Um documento de identidade original (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho),

  • Um comprovante de residência de menos de 3 meses (fatura de telefone, luz, água, condomínio),

  • Se for o caso, os documentos exigidos para obter a meia tarifa.

 

Confira nosso regulamento.

 

Informações úteis

Horários de abertura:

2a, 5a, 6a : 10h – 18h

3ª : Fechado

4ª : 10h – 19h

Cada 1° e 3° sábado do mês : 9h-13h

Endereço:

Av. Presidente Antonio Carlos 58/11º, Centro - Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Contato :

+55 (21) 39746669

mediateca@maisondefrance.org.br