Modernização do Estado

A questão da modernização do Estado e da ação pública é o ponto central da parceria entre a França e o Brasil em matéria de governança. Nossa ação tem como prioridade o apoio à formação de altos funcionários brasileiros nos três níveis do Estado, em parceria com escolas de formação para altos cargos públicos (entre os quais se destacam a ENAP, a Fundação ENA Florianópolis, a DGFIP, a ESAF e o Instituto Rio Branco). Ela visa também favorecer o diálogo e a troca de boas práticas envolvendo a simplificação administrativa, a inovação na ação pública, a melhoria da qualidade das despesas públicas e a gestão da dívida publica.

A cada ano, a Escola Nacional de Administração (ENA) organiza Ciclos Internacionais Especializados de Administração Pública (CISAP). Trata-se de formações de 2 a 4 semanas destinadas aos altos funcionários das administrações públicas, diretores de empresas públicas ou representantes de organizações não governamentais que desejam se aperfeiçoar em uma determinada área. As aulas são em francês ou em inglês em Paris.  A Embaixada da França no Brasil coloca a disposição bolsas para a formação de Brasileiros no âmbito dos CISAP. Para mais informações, consultar o site da ENA ou entrar em contato com o serviço de Cooperação Técnica da Embaixada da França.

Em 2018, a Embaixada acolhe como novo parceiro o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI para um ciclo de debates interdisciplinares sobre problemáticas de atualidade.