Parceiros

Criado em maio de 1985, o MCTIC executa a promessa feita pelo Presidente Tancredo Neves a comunidade científica nacional de dotá-la de uma autoridade oficial ao nível politico. Sua área de atuação revisada por um decreto de setembro de 2006 inclui as competências seguintes:

 

  • Politica nacional de pesquisa científica, tecnológica e de inovação

  • Planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da ciência e da tecnologia

  • Política de desenvolvimento da informação e de automação

  • Política nacional de biossegurança

  • Política especial

  • Política nuclear

  • Controle de exportação de bens e serviços

 

Saber mais:  http://www.mctic.gov.br/

 

 

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF, 1949)
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI, 1982)
Centro de Tecnologia Mineral (CETEM, 1978)
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE, 2005)
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN, 2011)
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM, 1997)
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT, 1954)
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Mamirauá, 2004)
Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA, 1949)
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 1952)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, 1952)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 1961)
Instituto Nacional de Tecnologia (INT, 1921)
Instituto Nacional do Semiárido (INSA, 2004)
Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA, 1989)
Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC, 1980)
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST, 1985)
Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG, 1866)
Observatório Nacional (ON, 1827)

O CNPq é uma agência de financiamento ligada ao Ministério ciência, tecnologia, inovações e comunicações (MCTIC) e seu papel é de financiar programas de pesquisa no Brasil, de formação de pesquisadores. É um dos vetores essências para o estabelecimento de uma estratégia de desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e inovação no Brasil.

Saber mais: http://cnpq.br/

 

O Ministério da Educação, órgão da administração federal direta, tem como área de competência a política nacional de educação; a educação infantil; a educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, educação superior, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica, educação especial e educação a distância, exceto ensino militar; a avaliação, a informação e a pesquisa educacionais; a pesquisa e a extensão universitárias; o magistério e a assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes. Saber mais: https://www.mec.gov.br/

 

A missão desse organismo, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é a avaliação do ensino superior, a promoção da produção científica, o investimento nas formações de excelência no Brasil e no exterior, e a promoção da cooperação científica internacional

Saber mais: http://www.capes.gov.br/

 

http://www.consecti.org.br/wp-content/themes/2017_consecti/source/img/logo.png

O CONSECTI representa os Secretários Estaduais em ciência e tecnologia ou outros organismos similares nos estados ou no distrito federal. A missão do CONSECTI é de coordenar e articular os interesses comuns dos Secretários Estaduais em ciência e tecnologia e de contribuir a melhoria da política nacional em ciência, tecnologia e inovação.

Saber mais: http://www.consecti.org.br/

 

As FAPs são agências de financiamento ligadas a cada Estado no Brasil. Elas são responsáveis pela a promoção da política da ciência, tecnologia e inovação em seu Estado e financiam diversos programas de bolsas de ensino superior e de projetos de pesquisa.

Saber mais: www.confap.org.br/

 

Financiada pelo MCTIC e MEC, EMBRAPII tem como objetivo de desenvolver a inovação na indústria brasileira através da consolidação das colaborações dos institutos de pesquisa e das universidades.

Saber mais: http://embrapii.org.br/

 

A missão da FINEP é de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil através da promoção pública da ciência, da tecnologia e da inovação nas empresas, nas universidades, nos institutos tecnológicos e outros instituições públicas ou privadas.

 

Subsidiar processos de tomada de decisão em temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, por meio de estudos em prospecção e avaliação estratégica baseados em ampla articulação com especialistas e instituições do SNCTI.

Saber mais: https://www.cgee.org.br/

 

Related image

A EMBRAPA é um organismo público de pesquisa, tutelado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Sua missão é desenvolver um modelo brasileiro de agricultura e pecuária tropical para enfrentar os desafios ligados a produção de alimentos e de energia.  

Saber mais: https://www.embrapa.br/

 

C:\Users\CHATINM\Desktop\fiocruz.jpg

A FIOCRUZ é uma fundação governamental tutelada pelo Ministério brasileiro da Saúde. A sua missão inicial era de lutar contra os grandes problemas de saúde pública no Brasil. Hoje em dia, suas funções são de promover o desenvolvimento sanitário e social, de criar ou de difundir o conhecimento científico e tecnológico. Saber mais: https://portal.fiocruz.br/pt-br

A missão da Embaixada da França, através do Serviço de cooperação científica e universitária é a promoção do ensino superior e da pesquisa francesa no Brasil; a Embaixada participa ativamente na implementação de programas de cooperação de excelência entre os diferentes atores dos dois países.

 

Saber mais: https://br.ambafrance.org/-Portugais-

Image result for Ministère de l'Enseignement supérieur, de la Recherche et de l'Innovation

O MESRI prepara e implementa a política do governo vinculada ao desenvolvimento do ensino superior, da pesquisa, da tecnologia e de inovação. O Ministério contribui para a  promoção das ciências e tecnologias e a difusão da cultura científica, tecnológica e industrial, e também a elaboração e implementação da política do governo para o desenvolvimento e a difusão do digital na sociedade e na economia.

 

Saber mais:  http://www.enseignementsup-recherche.gouv.fr/

 

http://www.cpu.fr/wp-content/themes/cpu/images/interface/logo2.jpg

A CPU reúne os dirigentes executivos das universidades e instituições de ensino superior e de pesquisa para que a voz e os valores das universidades sejam ouvidos no debate público. Força de proposta e de negociação, a CPU reage às evoluções do mundo do ensino superior e da pesquisa e oferece elementos de transformação. Saber mais:  http://www.cpu.fr/

 


CDEFI

A CDEFI representa o conjunto dos diretores das instituições, ou membros das instituições, públicas ou privadas, acreditadas pela Comissão dos títulos de engenharia (CTI) para entregar o título de engenheiro diplomado. Em nome das escolas de engenharia, a CDEFI intervém nas questões vinculadas ao ensino superior e a pesquisa para promover o engenheiro na França, na Europa e no mundo.

Saber mais:  http://www.cdefi.fr/fr/

 

Campus France é uma agência de promoção do ensino superior francês no exterior e faz o vinculo entre estudantes brasileiros que querem estudar na França e as instituições de ensino superior.

 

Saber mais:  http://www.bresil.campusfrance.org/

 

Retour à la page d'accueil

A missão da ANR é de estabelecer o financiamento da pesquisa baseada em projetos na França, de gerenciar e seguir a implementação de grandes programas de investimento pelo Estado no campo do ensino superior e da pesquisa.

Saber mais:  http://www.agence-nationale-recherche.fr/

 

O CNRS é um organismo público francês de pesquisa que tem uma representação no Brasil desde 2010; estabeleceu várias estruturas de colaboração, como as unidades internacionais mistas (UMI), os Laboratórios internacionais associados (LIA) ou os Agrupamentos internacionais de pesquisa (GDRI)

 

Saber mais:  http://www.cnrsrio.org/pt/

 

O IRD é um organismo francês de pesquisa presente na África, Mediterrânea, América Latina, Ásia e nos territórios ultramarinos tropical francês. O IRD trabalha com o Brasil em programas nas áreas da mudança climática, da água como recurso, do uso e da ocupação do solo, da segurança alimentar, etc.

 

Saber mais: http://www.brasil.ird.fr/ird-sites-de-representation/bresil

 

O CIRAD trabalha, em particular, para o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e mediterrâneas. Presente há mais de 30 anos no Brasil, atua em diferentes assuntos, tais como “As politicas públicas e o desenvolvimento rural” ou “O desenvolvimento territorial e a viabilidade das agriculturas familiares na Amazônia”. Saber mais: https://bresil.cirad.fr/pt

 

Essa instituição pública com propósito científico e tecnológico (EPST) depende dos ministérios franceses da agricultura e da produção alimentar e do ensino superior, da pesquisa e da inovação. O instituto conduz pesquisas contextualizadas  privilegiando métodos pluridisciplinares sobre a alimentação, a agricultura e o meio ambiente.

 

O IRSTEA é uma instituição francesa com propósito científico e tecnológico para pesquisa nas áreas do meio ambiente e da agricultura. As pesquisas conduzidas no IRSTEA lidam com questões científicas e societárias nas áreas do meio ambiente e da agricultura. Essas pesquisas têm como finalidade o desenvolvimento de inovações para a sociedade e ajudam nas decisões políticas ou privadas. Saber mais:  www.irstea.fr/

 

C:\Users\CHATINM\Desktop\210px-Institut_national_de_recherche_en_informatique_et_en_automatique_2011_logo.svg.png

O Centro INRIA promove “a excelência científica em prol da transferência tecnoógica e da sociedade”. Confrontando-se os desafios da ciência da computação e da matemática, o INRIA transfere seus resultados e suas competências em áreas como a saúde, o transporte, a energia, a comunicação, a segurança e proteção da vida privada, da cidade inteligente, da usina do futuro, etc.

Saber mais:  https://www.inria.fr/

 

Criado em 1964, o INSERM é uma instituição pública para propósitos científicos e tecnológicos, sobre a dupla tutela do Ministério da Saúde e do Ministério da Pesquisa. Saber mais:  http://www.inserm.fr/

 

O Instituto Pasteur é uma fundação privada, cuja missão é de contribuir para a prevenção e para o tratamento de enfermidades, prioritariamente infeciosas, por meio da pesquisa, do ensino e das ações de saúde pública. O instituto desenvolve numerosos grandes projetos internacionais em parceria com as grandes instituições científicas como a Organização mundial da saúde e numerosas organizações, fundações, institutos de pesquisa, universidades e outros atores privados no mundo inteiro.

 

Saber mais:  https://www.pasteur.fr/fr

 

Instituto de pesquisa integrado em ciências marítimas, o IFREMER contribui ao sistema nacional de pesquisa e de inovação bem como  ao espaço europeu de pesquisa com:

 

  • conhecimento fundamental via um método sistemático para a melhor compreensão dos processos que governam os ecossistemas e entender  as mudanças que os afetam;

  • resultados mais finalizados em reposta às perguntas feitas pela sociedade, com base nas suas capacidades de observação, de vigilância e de experiência.

Saber mais:  http://wwz.ifremer.fr/

 

O museu se dedica diariamente à natureza e às relações entre as espécies humanas. A tomada de consciência ambiental e a salvaguarda do planeta estão no centro dos debates contemporâneos. Totalmente engajado nessas questões, o museu tem um posição de referência obtida através de diversas missões: a pesquisa fundamental e aplicada, a conservação e o enriquecimento das coleções, o ensino, a experiência e a difusão do conhecimento. 

Saber mais:  https://www.mnhn.fr/