Testes e Diplomas

Instituições

Os testes e diplomas são geralmente emitidos pelo Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP) e pela Câmara de Comércio e Indústria da Região Ile-de-France (CCIP).

 

  • O Centro internacional de estudos pedagógicos (CIEP)

O Centro internacional de estudos pedagógicos é um operador do Ministério da educação, do ensino superior, e da pesquisa francês. As suas missões entram nas prioridades do governo no ámbito da cooperação internacional, e se articulam em 3 polos :

- a cooperação no ramo da educação, da formação profissional, e da qualidade do ensino superior;

- a difusão da língua francesa no mundo, através da formação de formadores e de executivos no ramo da educação e na emissão de certificações em francês;

- a mobilidade internacional das pessoas, através programas de intercâmbios de assistentes de língua e de professores e na emissão de atestados de equivalentes dos diplomas estrangeiros.

O CIEP é também um espaço de informação e de reflexão e um lugar que acolhe seminários e conferências internacionais.

Site : http://www.ciep.fr/

 

  • A Câmara de Comércio e Indústria da Região Ile-de-France (CCIP)

A CCIP é engajada de forma ativa com atores que trabalham com economia regional, sejam empresários, alunos, aprendizes, estudantes ou empregadores em formação continuada.

Através da sua Direção das Relações Internacionais do Ensino, a CCIP promove a utilização da língua francesa no mundo profissional graças ao francês dos negócios. A CCIP intervém nos ramos da certificação em francês profissional, da avaliação em língua francesa e da formação.

Site: http://www.cci-paris-idf.fr/formation/centres-observatoires/le-francais-des-affaires-formation

http://www.ilcf.net/centre-officiel-d-examens/ccip/diplomes-ccip-diplomes-de-la-chambre-de-commerce-et-d-industrie-de-paris-159348.kjsp

  Testes de francês

  • Teste de Conhecimento do Francês (TCF) - entregue pelo CIEP

Este teste é destinado ao público não francófono que deseja validar de maneira simples e segura seus conhecimentos de francês por razões pessoais, profissionais ou de estudo. Os resultados são válidos por um período de dois anos.

Saber mais: http://www.ciep.fr/tcf-tout-public

  • Teste de Avaliação de Francês (TEF) - entregue pela CCIP

O TEF é um exame de referência nacional, que avalia o nível de conhecimento e das competências em francês. Os resultados são válidos por um período de dois anos.

Saber mais: https://www.lefrancaisdesaffaires.fr/tests-diplomes/test-evaluation-francais-tef/

 

Diplomas de francês

Os diplomas de francês são emitidos pelo Ministério da Educação Nacional francês, reconhecidos no mundo inteiro e válidos por toda a vida.

 

  • Diploma de Estudos em Língua Francesa (DELF) – Diploma Avançado de Língua Francesa (DALF)

O DELF - Diplôme d'Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa) e o DALF - Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa) são os diplomas oficiais do Ministério Francês da Educação Nacional para certificar as competências em francês de candidatos estrangeiros e de franceses oriundos de um país não francófono e não titulares de um diploma de ensino secundário ou superior público francês.

Os certificados são reconhecidos internacionalmente e podem ser obtidos com fins apenas pessoais ou de estudo, trabalho ou imigração para um país francófono.

O DELF é composto por quatro diplomas independentes uns dos outros que correspondem aos quatro níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CECR) (A1, A2, B1, B2).

O DALF é composto por dois diplomas independentes que correspondem aos dois níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (C1, C2).

O candidato, em função do nível, pode se inscrever diretamente no exame que desejar.

Em todos os níveis, as quatro competências são avaliadas: compreensão oral e produção oral, compreensão escrita e produção escrita.

Saber mais : http://www.ciep.fr/delf-tout-public, http://www.ciep.fr/dalf

 

  • DELF Prim (diploma de francês para as crianças)

O DELF Prim constitue o primeiro passo na série dos DELF DALF, diplomas de francês de língua estrangeira do Ministério francês da Educação Nacional.

O DELF Prim é destinado a crianças que começam a aprender o francês, inseridas em estudos que correspondem ao nível elementar de francês ou com a idade exigida para realizar estudos de francês, de acordo com a regulamentação em vigor no país. Trata-se de um diploma idêntico ao da versão direcionada ao público em geral.

O DELF Prim é constituído por diplomas independentes uns dos outros e corresponde aos primeiros níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CECRL).

Saber mais : http://www.ciep.fr/delf-prim

 

  • DELF Junior

A versão júnior do DELF tem a mesma estrutura que o DELF direcionado ao público em geral. Somente as temáticas são diferentes: as ferramentas levam em conta os centros de interesses dos jovens.

É reservada a um público em idade de frequentar o segundo ciclo do ensino fundamental e o ensino médio, e dá direito a um diploma idêntico àquele direcionado ao público em geral.

Os exames são independentes e o candidato, em função de seu nível, pode se inscrever diretamente no exame que desejar.

Em todos os níveis, as quatro competências são avaliadas: compreensão oral e produção oral, compreensão escrita e produção escrita.

Saber mais : http://www.ciep.fr/delf-junior

 

  • DELF Scolaire

Na versão do DELF destinada a um público adolescente escolarizado numa instituição escolar pública ou privada, cada diploma corresponde a um dos quatro primeiros níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CECRL). Para cada nível, as provas avaliam as quatro competências da comunicação: compreensão e produção escrita e oral. O diploma outorgado é o Diploma de Estudos em Língua Francesa. A estrutura dos exames é a mesma que a do DELF versão público em geral. Somente as temáticas e ferramentas são diferentes e adaptadas ao público escolar.

Saber mais : http://www.ciep.fr/delf-scolaire

 

Onde fazer esses testes?

Lista dos Centros de exame DELF-DALF no Brasil:http://www.institutfrancaisdubresil.com.br/uploads/files/5b61b97a32487-lista-dos-centros-de-exame-delf-dalf-brasil.pdf